Provinha Brasil constitui-se um instrumento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e de universidades que integram a Rede Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Desde 2008 a Provinha Brasil tem captado informações sobre o nível de alfabetização das crianças brasileira, a fim de que as Secretarias Municipais de Educação possam favorecer condições de aprendizagem, corrigindo as possíveis insuficiências apresentadas no campo da leitura e da escrita.
As avaliações foram iniciadas no dia 09 de maio nas Escolas de Ensino Fundamental, aplicadas e corrigidas pelos Supervisores Pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação Municipal. O período de aplicação das provas termina no dia 13 deste mês. Na continuidade será feita a tabulação dos dados, diagnosticando a performance dos alunos da 2ª série.
Os resultados das avaliações devem contribuir com a organização da alfabetização e letramento das crianças, buscando responder as seguintes questões:
- Quais capacidades de leitura os alunos dominam?
- Quais capacidades de leitura a escola agregou ao desempenho de seus alunos em um ano de escolaridade?
- Quais dificuldades em leitura os alunos apresentam ao final de dois anos de escolaridade?
- Quais capacidades necessitam ser consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
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